Autora:  Emily Jane Brontë, nascida em 30 de julho de 1818, foi uma escritora e poetisa britânica, autora de seu único romance, wuthering heighs, (o morro dos ventos uivantes), hoje é considerado um clássico da literatura mundial.


           A história é narrada pela perspectiva de Ellen Dean, uma governanta ao locatário da propriedade Granja da Cruz dos Tordos em Gimmerton, enquanto estava adoentado. A família "Earnshaw", tradicional família inglesa do século XVIII. O patriarca da mesma após uma viajem traz consigo um orfão, que perante a todos vinha de uma descendência mais humilde, talvez um cigano. Denominaram-no de Heathcliff, que terá de conviver com seu dois irmãos portiços, o mais velho Hindley e a caçula Catherine. logo de inicio Heathcliff é visto como uma ameaça para Hindley, pois sente-se tomado por ciúmes ao ver o amor de seu pai e de sua irmã pelo o estranho garoto que subitamente entrou em sua vida; porém, Catherine ama-o como irmão de sangue apesar das diferenças, criando assim um extraordinário do Sr. e a Sra. Earnshaw, Hindley aproveita-se da situação, vendo que seu meio-irmão não estava mais debaixo dos olhares do pai que o tanto se comprazia dele, começa então a humilha-lo, tornando sua vida triste e repleta de dissabores; então Heathcliff começa a assumir uma postura mais rispida e taciturna. Passando-se alguns anos Catherine decide que irá casar-se com Edgar Linton, mesmo carregando um amor por Heathcliff. O jovem de descendência humilde e reputação pouco privilegiada entre suas terras, sai do morros dos ventos uivantes por anos e três anos depois retorna muito rico, despertando ciúmes horrendos em Edgar Linton. Catherine tem uma filha de edgar e logo após morre, atônito e confuso com a morte de sua amada, Heathcliff inicia uma série de atos vingativos em memória de sua postúma amada.


         Primeiramente é bom elucidar o fato de que esse romance trata-se de amor, mas o amor no seu estado mais bruto, avassalador, indigesto; nauseante. estamos habituados à romances mais "digeríveis", onde casais passam por batalhas, mas, acima de tudo estão sempre amando-se. Esse romance enfatiza as questões de um amor mais característico, que não é preciso ser universal, saindo totalmente do onirismo ou conto de fadas e fazendo total apologia à verdadeira natureza humana, que por tantas vezes é sagaz, sombria, amorosa, tristonha, maléfica, alegre ,e, as vezes, assassina.

      Esse livro realmente merece ser denominado como "clássico", sua influência foi totalmente benéfica em alguns ramos da arte onde inspirou vários artistas em suas obras. Ouço muitas coisas de leitores acerca dos protagonistas do romance; críticas demasiadas devido ao conturbado relacionamento de Catherine e Heathcliff. Pois bem, essa é a opinião de uma sociedade que está desabituada a verdadeira ideologia do movimento romântico, a escritora faz parte do movimento romancista. O romantismo puro e verdadeiro se trata profundamente da natureza humana, nem sempre é repleto de flores e arco-íris e muito menos relacionamento amorosos entre casais; a autora em momento algum fez menção de que este livro seria de outra forma, ou em qualquer momento da história passa-se a impressão de algo mais leve. Tenho para mim mesmo que vale a pena a diversificação de características em personagens; gostei do fato da autora ter posto personagens com personalidades tão peculiares.
            Sentirá pena, ódio, amor ou até sentimento algum para com os indivíduos dessa estória. Algo genial nesse romance é a forma complexa do relacionamento dos protagonistas, realmente a autora conseguiu criar um mundo a parte, diferente do que contemplamos nos dias atuais, que são apenas histórias simples, com personagens simples, com intenções simples. Mas esse romance permite-lhe pensar mais afundo, refletir acerca da história, o leitor mergulha nos sentimentos dos protagonistas e antagonistas em busca de decifrá-los, cabendo a cada um julgar da forma que acha que é necessária. Posso resumir esta obra em uma única frase: "Não pode ser menos melancólica e nem mais otimista, pois trata-se seres humanos e seus dilemas.
Mais Postagens de Apollo