servo [Suspense] O Servo dos Ossos   Anne Rice
Autora: Anne Rice escritora norte-americana, autora de séries de terror e fantasia, a mais conhecida delas Crônicas vampirescas.
       Azriel se rebela ao ser transformado em imortal por feiticeiros com objetivos maléficos. Ele vaga pelos séculos sem nunca estar nefesh — ou seja, com o corpo e a alma juntos. Azriel nos revela sua impressionante história desde a juventude na Babilônia, passando pela Europa da Idade Média até chegar a Manhattan dos anos 90, onde volta a encontrar seu destino. O personagem irá confrontar-se com um ambicioso e carismático multibilionário, o televangelista e terrorista Gregory Belkin — uma versão atualizada dos seus demoníacos inimigos. Ele terá que usar todos os seus poderes para conter uma conspiração que coloca o mundo em risco. Antes de começar a escrever o livro, Anne Rice realizou uma profunda pesquisa sobre as origens e evolução da cultura hebraica, desde antes da Babilônia até a imigração para a América durante a Segunda Guerra Mundial. Como conseqüência natural, O servo dos ossos está recheado de referências judaicas, como a Cabala.

        O Livro nos conta a história de um jornalista, que estando isolado para livrar-se do mundo em conflito atual (anos 90), vê-se escolhido por um ser espiritual para escrever-lhe sua história; Azriel, o servo dos ossos, apresenta-se como sendo um fã de suas obras e por isso acha-o apropriado para escreve-la. Azriel é um ser que não possui corpo físico, mas pode cria-lo se invocar partículas para si; podendo assumir qualquer forma, incluindo a sua forma antiga, a de quando era um humano.
      Azriel conta-nos que em sua humanidade era um Hebreu, um dos tantos que foram levados de sua terra santa para a antiga Babilônia; fazia parte de uma família de comerciantes e escribas, tendo consigo intelectualidade e sabedoria; corrompeu-se ao antigo deus Marduc, tornando-o seu deus pessoal e amigo. Azriel possuía o dom de conversar e ver o deus Marduc, trazendo-lhe assim ao deus forças e capacidade de torna-lo visível a outras pessoas. Quando os Sacerdotes de Marduc descobrem os poderes de Azriel, o escolhem para ser a sua próxima vitima em um sacrifício um tanto inusitado. O pai de Azriel concorda com todos os planejamentos do futuro rei da Babilônia, Ciro o Persa, contanto que liberte seu povo e os conduza de volta as suas terras em paz; Porém, os planos de uma bruxa e um sacerdote em especial levará Azriel a não só uma morte dolorosa (pelo sacrifício proposto) como também em seguida a vagar por toda eternidade em uma terrível maldição; O prenderam em seus próprios ossos, e ele servirá a magos e mestres sempre que chamado, tornando-se um anjo da morte. Enquanto nos conta, Azriel, diferente dos vampiros de Anne rice, mostra que não possui tantas memorias e essa é sua maior dificuldade. Nos anos 90, novamente despertado dos ossos, desta vez sem mestre, Azriel busca descobrir quem e porque está entre os humanos, qual será sua missão?
       O Livro é fantástico, Anne Rice nos enriquece com seus conhecimentos sobre o judaísmo e a cabala, sobre os movimentos históricos em um campo descritível confortável, em uma linguagem fácil e nada cansativa. Azriel não possui tanta personalidade ou atrativo quanto os outros personagens de Anne rice, suas decisões e conversas são imaturas por seu caracter também imaturo, mas, não pense que isso destroi a literatura, apenas torna-a realista; tratando-se de um ser que quase não recorda e possui muitas duvidas a cerca de tudo, e quase nenhum conhecimento sobre a atualidade. Um livro que aborda o lado espiritual e sobre os mistérios da pós-morte. Muito recomendado.
Todas as postagens de Bells